terça-feira, 29 de janeiro de 2013

POEMAS INFANTIS



A FOCA

(
Vinicius de Moraes)

Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.   
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Fazer uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga!



Utilizando as minhas experiências de Estágios, cito algumas atividades que podem ser feitas  com este poema:
  1. Dizer o título do poema e o nome do autor
  2. Ler em voz alta com a devida entonação de voz para as crianças, 
  3. Trabalhar a escrita das palavras que começam com a letra F de foca,( pode circular as palavras, trabalhar a quantidade de letras e sílabas,
  4. Trabalhar a rima nas palavras,
  5. Discorrer sobre o animal em questão, aguçando a curiosidade das crianças,
  6. Trabalhar com a turma o texto fatiado ( a turma é dividida em grupos e cada grupo é responsável por escrever em uma folha de papel determinada quantidade de linhas do poema), para depois ser montado em uma folha , por exemplo de papel metro e exposto na sala.
  7. Uma outra opção é fazer o texto fatiado escolhendo determinadas palavras ou frases para serem representadas por imagens.
http://marilda-cantinhodasatividades.blogspot.com.br/2011/03/cantiga-foca.html





AS BORBOLETAS
(Vinícius de Moraes)

 


Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas

Borboletas brancas

São alegres e francas.


Borboletas azuis

Gostam muito de luz.


As amarelinhas

São tão bonitinhas!


E as pretas, então…

Oh, que escuridão!




Utilizando as minhas experiências de Estágios, cito algumas atividades que podem ser feitas  com este poema:
  1. Dizer o título do poema e o nome do autor
  2. Ler em voz alta com a devida entonação de voz para as crianças, 
  3. Trabalhar a escrita da palavra borboleta,
  4. Dar ênfase a quantidade de borboletas do poema,
  5. Trabalhar as cores citadas no poema,
  6. Trabalhar a rima nas palavras,( brancas-francas,amarelinhas-bonitinhas, então-escuridão),
  7. Se possível levar as crianças para um local onde possam visualizar as borboletas, e mostrar as quatros fases do ciclo das borboletas,
  8. Discorrer sobre o animal em questão, aguçando a curiosidade das crianças,
  9. Responder os questionamentos dos pequenos sobre a borboleta,
  10. Trabalhar com a turma o texto fatiado ( a turma é dividida em grupos e cada grupo é responsável por escrever em uma folha de papel determinada quantidade de linhas do poema), para depois ser montado em uma folha , por exemplo de papel metro e exposto na sala com várias imagens de borboletas
  11. Uma outra boa opção é representar uma borboleta com as mãos das crianças como carimbo e depois completar o desenho.
    http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/2011/07/sequencia-de-atividades-as-borboletas.html
  12. Propor aos alunos desenhar e decorar o corpo de uma borboleta.No final colocar em cada borboleta um pirulito e  presentear os alunos.

http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2011/03/projeto-animais-de-jardim-ideia.html






ERA UMA CASA... 
(Vinicuis de Moraes)    
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada


Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão


Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede


 

Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali


Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.


 Utilizando as minhas experiências de Estágios, cito algumas atividades que podem ser feitas  com este poema:


  1. Dizer o título do poema e o nome do autor
  2. Ler em voz alta com a devida entonação de voz para as crianças, 
  3. Trabalhar o tema tipos de moradias. Perguntar a cada aluno como é a sua casa?







 

 http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html


4. Para ilustrar ainda melhor ler o texto abaixo para as crianças e como sugestão pedir para as crianças trazerem figuras dos animais do texto e suas casas.


CASINHAS DE BICHOS

VEJAM SÓ COMO OS BICHOS
VÃO ENSINANDO A GENTE:
PRA TER CASA BONITA,
 BASTA QUE SE INVENTE!


CADA UM DÁ UM JEITINHO
 DE TER SUA MORADA.
CADA UM TEM UMA IDEIA/
MAIS OU MENOS BOLADA.


REPARE SÓ COMO FAZ
O ESPERTO PASSARINHO,
QUE CATA PALHA POR PALHA
PARA FAZER O SEU NINHO.

A ARANHA NÃO SE ACANHA.
COM SEU NOVELO DE LINHA,
TRANÇA ONDE QUER SUA TEIA,
ESCOLHE QUEM QUER POR VIZINHA.

O MACACO, MALANDRINHO,
NÃO QUER SABER DE TRABALHO.
ESCOLHE UMA BOA ÁRVORE
E LOGO SE AJEITA NUM GALHO.

O GRILO MORA NA FOLHA
 E EU PENSO CÁ COMIGO:
DEVE SER O ÚNICO BICHO
 QUE COME O PRÓPRIO ABRIGO.

LEVANDO MASSA NO BICO,
TRABALHANDO O DIA INTEIRO,
JOÃO-DE-BARRO FAZ CASA
COMO SE FOSSE PEDREIRO.

O CARACOL TEVE SORTE.
NÃO GASTOU TEMPO E DINHEIRO.
NASCEU COM A CASA NAS COSTAS
 E MORA NO MUNDO INTEIRO.

O CASTOR É ENGENHEIRO.
 FAZ BARRAGEM, FAZ REPRESA.
SUA CASA TEM PISCINA.
 NÃO É MESMO UMA BELEZA?

 

CASA É TAMBÉM PROTEÇÃO.
 O TATU, QUE NÃO É BOBOCA,
SE VÊ INIMIGO POR PERTO,
 JÁ VAI CORRENDO PRA TOCA.


PRA FAZER A SUA CASA,
 A FORMIGA CAVA FUNDO.
FAZ TÚNEL PRA TODO LADO,
PRA QUE MORE TODO MUNDO.


A CASA DO MARIMBONDO
FICA NO ALTO, PENDURADA.
SE ALGUÉM CHEGAR BEM PERTO,
 CUIDADO, LÁ VEM FERROADA!

O SAPO CAVA UM BURACO
 E UMA CANTORIA ENTOA:
VAI CHAMANDO A NAMORADA
 PRA MORAR NA SUA LAGOA!

E ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA,
 MORAR BEM É UM DESEJO:
O PEIXE DISPUTA A TOCA
COM O POLVO E O CARANGUEJO.

HÁ CASAS DE TODO TIPO.
HÁ CASAS DE TODO JEITO.
PRA QUEM TEM O SEU CANTINHO
 NÃO HÁ LUGAR MAIS PERFEITO.

MAS A CASA DA ABELHA
 NINGUÉM CONSEGUE IGUALAR.
COM TANTO MEL E DOÇURA,
 É UM LAR, DOCE LAR!


 
Hardy Guedes Alcoforado Filho
Ilustrações de Mariângela Haddad
São Paulo: Scipione, 1997. 
http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html

5. Atividades sobre o tema:

Adicionhttp://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.htmlar legenda


6. Trabalhando com as rimas:
http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html