sexta-feira, 29 de março de 2013

TURMA DA MÔNICA E OS NÚMEROS










Retirado do Blog  Alegria em Ensinar Educação Endereço: http://educacao-ale.blogspot.com.br/2011/04/turma-da-monica-e-os-numeros.html    


LIVRO


RETIRADO DO SITE:http://books.google.com.br/books

Escolas públicas têm até 30 de abril para se recadastrar no Mais Educação

28/03/2013 - 20h22
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As 32 mil escolas públicas que já participam do Programa Mais Educação têm até 30 de abril para fazer o recadastramento via internet na página do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamentos e Finanças (Simec) do Ministério da Educação. Sem o novo cadastro, as escolas deixarão de receber recursos financeiros e material didático de apoio para a educação integral, que amplia a jornada escolar para 35 horas semanais.
O prazo para que as escolas pré-selecionadas para o programa façam o cadastramento, na mesma página, termina domingo (31). De acordo com o ministério, a meta é chegar até o final deste ano com 45 mil escolas públicas, situadas em regiões de vulnerabilidade social.
O Mais Educação trará, de acordo com o MEC, novidades para este ano letivo. As atividades de cultura, lazer e de esporte foram agrupadas em um eixo comum, chamado de orientação de estudos e de leitura. Além disso, universitários, preferencialmente do curso de pedagogia, atuarão como monitores para acompanhar os alunos do Mais Educação.
O programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano das escolas públicas participar de atividades no turno oposto ao que está em sala de aula, além de reforço escolar. As atividades ofertadas são voltadas para: meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica.
As instituições foram escolhidas por terem a maioria dos alunos atendida pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, assim como unidades com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior que 3,5 pontos e menor que 4,6 nos anos iniciais e entre 3,9 e 4,6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas todas as escolas com menos de 3,5 pontos no Ideb.
O Mais Educação teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente, já está presente em 32 mil unidades de ensino, incluindo quase 10 mil escolas do campo.

Edição: Carolina Pimentel
Site: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-28/escolas-publicas-tem-ate-30-de-abril-para-se-recadastrar-no-mais-educacao

quinta-feira, 28 de março de 2013


Educação

Cursos de alemão são grátis na Uneb

Publicada em 28/03/2013 13:01:19
TRIBUNA DA BAHIA
SITE:http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/26/cursos-de-alemao-sao-gratis-na-uneb
 
O Colegiado de Letras do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da Uneb, em Salvador, está oferecendo 20 vagas para o curso gratuito de extensão em língua alemã.

Interessados devem efetuar inscrição, até o dia 1° de abril, no colegiado de letras, informando a preferência do dia da semana e horário para realização das aulas.

Estão sendo ofertadas vagas para o curso de Alemão Básico I, no primeiro semestre letivo e Alemão Básico II, no segundo, alternadamente. A inscrição e pré-seleção ocorrerão a cada semestre.

O curso possui carga horária de 45 horas, cada semestre. As aulas, que serão realizadas no DCH, tem previsão de início para primeira semana de abril.

Inscrições para o Jovens Talentos para a Ciência são prorrogadas até quarta-feira | Agência Brasil

Inscrições para o Jovens Talentos para a Ciência são prorrogadas até quarta-feira | Agência Brasil

quarta-feira, 27 de março de 2013

Cursos gratuitos estão com inscrições abertas até quinta-feira




A UNIFACS oferece cursos nas áreas de Informática, Redação e Preparatório para Enem para jovens de baixa renda

 


Um dos cursos é de Informática
Até as 18h desta quinta-feira (28), estarão abertas as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Informática, Redação e Preparatório para Enem. Oferecidas pela Adjuntoria de Extensão da UNIFACS, as capacitações são oferecidas para jovens de baixa renda, maiores de 14 anos e que estejam cursando pelo menos o 6º ano do ensino fundamental, devidamente matriculado no ano letivo 2013.

Os interessados devem se inscrever através do e-mail aec@unifacs.br ou pelo telefone 3273-8535. Através destes contatos, também é possível obter mais informações.

Os cursos de Redação e Preparatório do Enem serão oferecidos tanto no Campus Prof. Barros como no Campus Iguatemi, das 14h às 16h, com aulas também uma vez por semana (segunda, terça, quarta ou quinta-feira). Já o curso de informática oferecido é o pacote Windows Básico - Word, Excel, Power Point e internet. As aulas serão realizadas uma vez por semana (terça ou quarta-feira), das 14 às 16 horas, no Campus Prof. Barros, na Avenida Paralela.
 
Retirado do site:  http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/cursos-gratuitos-estao-com-inscricoes-abertas-ate-quinta-feira/?cHash=f76e254c4572e728312b4b9121bfbcac

 

Faculdades particulares poderão dar desconto por disciplina não cursada

por
Agência Senado
Publicada em 26/03/2013 16:19:49
Retirado do site: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/26/faculdades-particulares-poderao-dar-desconto-por-disciplinas-nao-cursadas

As faculdades particulares poderão ser obrigadas a deduzir, do valor total das anuidades ou semestralidades, a parcela referente a disciplinas não cursadas ou já cursadas em outro estabelecimento.

Projetonesse sentido foi aprovado nesta terça-feira (26/03), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e deverá ser examinado, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Autor do projeto de lei (PLS 314/2012), o então senador Cidinho Santos afirmou que muitas instituições particulares de ensino superior cobram valores fixos, não concedendo os devidos descontos àqueles alunos que não podem ou não querem cursar determinada disciplina no semestre regular.

Segundo ele, a mesma situação é enfrentada pelos alunos que tiveram aproveitamento de disciplinas anteriormente cursadas.

Relatora da proposta, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) considerou "muito pequenos" os impactos da medida sobre as receitas das entidades mantenedoras.

Além disso, acrescentou, trata-se de questão de justiça econômica, pois os estudantes que se enquadram nos casos previstos na proposição estão, na verdade, pagando duas vezes pelo mesmo serviço. A reunião da CAE foi presidida pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ).


terça-feira, 26 de março de 2013

Pensadores da Educação



Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes. Clique nas imagens para conhecer séculos de reflexões sobre o ofício de educar

 Clique no link abaixo da EDUCAR PARA CRESCER

http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/