Educação
Publicada em 13/03/2013 05:38:17
Site:Tribuna da Bahia
Disponível em: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/13/robotica-ajuda-no-aprendizado-escolar
Site:Tribuna da Bahia
Disponível em: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/13/robotica-ajuda-no-aprendizado-escolar
Visualize a cena: crianças organizadas em quarteto. Som
de maletas sendo reviradas, blocos, roldanas, elásticos... peças
diversas sendo transformadas em robôs, carros, coração, plantas
carnívoras, casas... Esta é a Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional que tem transformado o dia a dia de muitas escolas.
As tecnologias são desde os primórdios utilizadas como forma de
auxiliar no processo educativo, do surgimento do giz à lousa eletrônica,
dos livros aos notebooks, das massas de modelar à Robótica Educacional.
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 reza que o Ensino
Fundamental, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo
a formação básica do cidadão, mediante a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
A iniciação tecnológica acontece a partir da Educação Infantil até o
5º ano do Ensino Fundamental e pode ser entendida como a área do
conhecimento relacionada com a construção de conceitos tecnológicos
primários, mecanismos simples e motorizados, visto que nesta fase a
criança está constituindo elementos de tempo, de espaço e velocidade,
apresenta dificuldade em construir conceitos apenas teóricos, mas já
relaciona diferentes aspectos e dados da realidade.
A Robótica Educacional é utilizada a partir do 6º ano do Ensino
Fundamental. Neste período, o aluno inicia o desenvolvimento do
raciocínio abstrato, é capaz de instituir hipóteses mais elaboradas e
inferir consequências. Por este motivo, a Robótica Educacional
caracteriza-se pela utilização de conceitos de mecânica, informática,
física, matemática e automação relacionada com montagem e programação
através de software especializado.
O trabalho com a Iniciação Tecnológica e Robótica no âmbito
educacional distingui-se como uma aprendizagem problematizadora, pois,
para colocar seus projetos (montagens) em prática, os educandos aprendem
e desenvolvem metodologia de projetos: apresentação, avaliação e
escrita de relatórios.
A Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional – ITRE propicia o
aprender a fazer na prática, auxilia os educandos a desenvolver a
autonomia, criatividade, concentração, sendo ele mesmo o construtor de
seus conhecimentos.
Este é um processo colaborativo entre professor e educando, tendo
como resultado imediato a familiarização dos educandos com a tecnologia e
a integração de conceitos de diversos componentes curriculares como
Matemática, Artes, Ciências, Geografia, Português e Física.
Muitas escolas em vários municípios da Bahia já estão utilizando esta
nova ferramenta. Em Camaçari, desde 2006 o município disponibiliza este
recurso inovador e os benefícios são visíveis, proporcionando uma
aprendizagem significativa.
A Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional - ITRE trouxe uma nova
proposta de aprendizado que, concomitante com o sociointeracionismo,
defende o desenvolvimento de competências cognitivas e socioafetivas.
Esta é uma proposta baseada, sobretudo, nos conceitos da
interdisciplinaridade e da contextualização que qualificam o jovem para o
trabalho e a vida em sociedade. O município de Camaçari garante esta
aprendizagem através da inserção de novas tecnologias.
O prazer proporcionado aos educandos através do uso das novas tecnologias e sua conexão com a educação é o estamento para a descoberta da aprendizagem para todos. Uma real inclusão com equidade.
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