quarta-feira, 13 de março de 2013

Robótica ajuda no aprendizado escolar


Educação

Publicada em 13/03/2013 05:38:17
Site:Tribuna da Bahia
Disponível em: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/13/robotica-ajuda-no-aprendizado-escolar



Visualize a cena: crianças organizadas em quarteto. Som de maletas sendo reviradas, blocos, roldanas, elásticos... peças diversas sendo transformadas em robôs, carros, coração, plantas carnívoras, casas... Esta é a Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional que tem transformado o dia a dia de muitas escolas.
As tecnologias são desde os primórdios utilizadas como forma de auxiliar no processo educativo, do surgimento do giz à lousa eletrônica, dos livros aos notebooks, das massas de modelar à Robótica Educacional.
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 reza que o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
A iniciação tecnológica acontece a partir da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental e pode ser entendida como a área do conhecimento relacionada com a construção de conceitos tecnológicos primários, mecanismos simples e motorizados, visto que nesta fase a criança está constituindo elementos de tempo, de espaço e velocidade, apresenta dificuldade em construir conceitos apenas teóricos, mas já relaciona diferentes aspectos e dados da realidade.
A Robótica Educacional é utilizada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Neste período, o aluno inicia o desenvolvimento do raciocínio abstrato, é capaz de instituir hipóteses mais elaboradas e inferir consequências. Por este motivo, a Robótica Educacional caracteriza-se pela utilização de conceitos de mecânica, informática, física, matemática e automação relacionada com montagem e programação através de software especializado.
O trabalho com a Iniciação Tecnológica e Robótica no âmbito educacional distingui-se como uma aprendizagem problematizadora, pois, para colocar seus projetos (montagens) em prática, os educandos aprendem e desenvolvem metodologia de projetos: apresentação, avaliação e escrita de relatórios.
A Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional – ITRE propicia o aprender a fazer na prática, auxilia os educandos a desenvolver a autonomia, criatividade, concentração, sendo ele mesmo o construtor de seus conhecimentos.
Este é um processo colaborativo entre professor e educando, tendo como resultado imediato a familiarização dos educandos com a tecnologia e a integração de conceitos de diversos componentes curriculares como Matemática, Artes, Ciências, Geografia, Português e Física.
Muitas escolas em vários municípios da Bahia já estão utilizando esta nova ferramenta. Em Camaçari, desde 2006 o município disponibiliza este recurso inovador e os benefícios são visíveis, proporcionando uma aprendizagem significativa.
A Iniciação Tecnológica e Robótica Educacional - ITRE trouxe uma nova proposta de aprendizado que, concomitante com o sociointeracionismo, defende o desenvolvimento de competências cognitivas e socioafetivas.
Esta é uma proposta baseada, sobretudo, nos conceitos da interdisciplinaridade e da contextualização que qualificam o jovem para o trabalho e a vida em sociedade. O município de Camaçari garante esta aprendizagem através da inserção de novas tecnologias.
O prazer proporcionado aos educandos através do uso das novas tecnologias e sua conexão com a educação é o estamento para a descoberta da aprendizagem para todos. Uma real inclusão com equidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário